Veja como ter uma noite tranquila

Uma boa noite de sono é essencial para que possamos recuperar as energias perdidas durante o dia, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida. É no decorrer desse período que o organismo se recupera, deixando nosso sistema imunológico mais forte.

Uma noite mal dormida provoca vários danos à saúde como, por exemplo, obesidade e falta de memória. Além disso, a pessoa fica sempre cansada e fadigada.

Para quem precisa se manter desperto durante o dia para realizar as suas atividades diárias e cumprir com seus compromissos, precisa dormir bem. Se você também tem dificuldades para dormir, veja algumas dicas que poderá te ajudar a ter uma noite de sono perfeita.  

Pratique atividades físicas

Praticar exercícios físicos regularmente ajuda qualquer pessoa a ter uma boa noite de sono. Que os exercícios físicos fazem muito bem para a saúde, isso todo mundo já sabe.

Mas ele também é fundamental para pessoas que têm dificuldade para dormir. Uma pesquisa comprovou que quem pratica alguma atividade física dorme mais rapidamente, já que a prática eleva em quase 40% ou mais o tempo de sono dos indivíduos.

No entanto, é importante evitar praticar atividades físicas próximos ao horário de dormir, em virtude da liberação de adrenalina.

Climatize o ambiente

Essa é outra dica muito importante, principalmente para quem mora em lugares muito quentes. Deixar o quarto com uma temperatura agradável ajuda na hora de dormir. Por este motivo, vem crescendo a procura por ar condicionado springer nas lojas de todo o país.

A temperatura recomendada para uma boa noite de sono é de 21°C. Um quarto calorento promove um sono inquieto. Mas também o mesmo podemos dizer de um quarto muito frio. Por isso, o ideal é colocar em uma temperatura que você utilize apenas um cobertor para se cobrir.   

Determine um horário para dormir

Quando determinamos um horário para dormir, o nosso organismo se acostuma e esse hábito acaba virando uma rotina. Quando fazemos isso, o nosso organismo forma um ritmo natural, sendo mais fácil pegar no sono.  

Reduza o consumo de cafeína

É muito importante reduzir a quantidade de cafeína, principalmente quando vai chegando a noite. Estudos comprovaram que essa substância fica agindo no nosso corpo por mais ou menos 8 horas.

Para quem não sabe, a cafeína tem um efeito estimulante e deixa qualquer pessoa eufórica, por isso ela prejudica o sono. Sendo assim, a recomendação é evitar qualquer bebida que tenha essa substância, não apenas o café como também bebidas alcoólicas.

Cuidado com a alimentação

Mas é apenas o que bebemos que interfere no nosso sono, mas também o que comemos. Dessa forma, precisamos ter muito cuidado com a nossa alimentação próximo ao horário da noite.

Antes de consumir qualquer alimento, procure saber se ele não possui efeito estimulante. Alimentos muito pesados também prejudicam o sono. Por isso, prefira alimentos leves e que sejam ricos em nutrientes que vão contribuir para uma boa noite de sono.

Evite fontes luminosas antes de dormir

Com os avanços tecnológicos é muito comum que algumas pessoas usem televisores, celulares ou tablets antes de dormir.

No entanto, isso é um dos motivos que mais prejudicam a boa noite de sono, pois essa prática impede a produção de melatonina pelo organismo. Assim, a dica é utilizar esses equipamentos até duas horas antes de dormir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *