O que pode acontecer com nossos olhos se não cuidarmos enquanto jovem?

Os olhos é a região mais sensível no corpo e por isso precisa de muitos cuidados. Mas no quesito prevenção, esse órgão é deixado de lado. A maioria das pessoas só procura um oftalmologista quando estão sentindo alguma dificuldade de enxergar, seja para longe ou para perto, quando na verdade isso deveria ocorrer com mais regularidade.

Os exames periódicos ajudam no diagnóstico precoce de algumas doenças, impedindo que algumas doenças se desenvolvam causando até mesmo a perda da visão por completo.

Principalmente os jovens, devem ficar atentos a alguns sinais que os olhos dão para evitar o surgimento de doenças graves. Saiba agora o que pode acontecer com nossos olhos se não cuidarmos enquanto jovens!

Degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade, também conhecida como conhecida como DMRI é uma doença que atinge geralmente pessoas com mais de sessenta anos de idade, mas os sinais podem ser vistos muito tempo antes.

Essa doença atinge a região central da retina e normalmente as pessoas que têm descreve a doença como uma nuvem escura na vista.

Ela acontece por causa da degeneração da retina. No entanto, quando o tratamento é realizado assim que a doença é descoberta, o quadro não se evolui e seu tratamento é feito com o uso de óculos e por meio da alimentação.

Ametropia

Essa doença é também chamada de erro refrativo, que nada mais é que um defeito na visão por causa da retina que não recebe a luz adequada. Existem vários tipos de ametropia, entre eles estão: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Essa doença dá alguns sinais como, por exemplo, dor de cabeça, visão dupla e fadiga ocular. Porém, essa doença pode ser corrigida com a utilização de óculos, lentes de contato e em alguns casos, cirurgias.

O uso de óculos é o modo de tratamento mais utilizado na correção dessa doença. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor. Para isso é preciso consultar uma clínica oftalmológica. Existem diversas clínicas com excelente atendimento e uma das melhores opções para quem procura oftalmologista em Uberlândia.

Olho seco

O olho seco é outro problema na visão que pode acontecer com os nossos olhos se não cuidarmos. Esse é um problema que afeta milhares de pessoas e que podem apontar doenças mais graves.

Conhecida como síndrome do olho seco, ela é causada por mudanças na produção de lágrimas que afeta a lubrificação da região.

Essa doença pode estar ligada a outras doenças oculares como ametropias ou olho saltado. Geralmente quem tem o problema, fica com o olho vermelho, coçando e irritado. O diagnóstico é feito com facilidade e de vários modos. Para tratar esse problema o médico especialista recomenda normalmente o uso de colírios e de óculos de sol.

O tratamento precisa ser seguido à risca, para evitar que outras doenças apareçam como conjuntivite e ceratite.

Glaucoma

O glaucoma é uma enfermidade provocada especialmente pelo aumento da pressão ocular que causa lesões no nervo ótico. O resultado é a dificuldade para enxergar por causa da visão que fica comprometida.

Quando não se tem um diagnóstico precoce, a consequência pode ser irreversível, levando a cegueira. Há muitos tipos dessa doença que podem surgir dependendo do fator de risco. Também existe a possibilidade de crianças já nascerem com glaucoma. O tratamento é feito com colírios e em alguns casos, cirurgias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *