Quando escutamos a palavra dieta, logo vem à nossa mente uma imagem de algo muito ruim, período de muitos sacrifícios e restrições. Por causa de algumas dietas no passado, muitas pessoas hoje têm um conceito errado sobre dieta. Depois, o tempo passou e muitas pesquisas e estudos foram feitos para entender a melhor forma de fazer dieta.
Algumas pessoas que fazem dieta acreditam que precisam viver à base de alface para ter algum resultado, já outras acreditam que apenas com o poder da mente é possível emagrecer e comem de tudo. Mas afinal, é possível ser feliz fazendo dieta?
Devido a tantos questionamentos quanto a esse assunto, vamos explicar se é possível ou não ser feliz fazendo alguma dieta. Mas antes, você sabe o que é uma dieta?
O que é Dieta?
Dieta é um grupo de comidas e bebidas consumidas por uma pessoa por ordem médica. Quando uma pessoa se alimenta apenas de certos alimentos, excluindo outros de suas refeições para beneficiar a saúde ou para alcançar o emagrecimento, isso é dieta.
É possível ser feliz fazendo dieta?
A resposta é sim! Mas para isso é necessário ter uma dieta equilibrada, escolhendo os alimentos certos e comendo com moderação. De acordo com uma consultora em nutrição, alguns alimentos têm a capacidade de atuar na formação de neurotransmissores. Esses neurotransmissores têm são encarregados por causar sensações como a felicidade e bem-estar.
Um dos alimentos responsáveis pelas produções dessas substâncias é o carboidrato, substâncias que as pessoas que fazem dieta geralmente descartam, como a dieta low carb na versão mais radical. A ausência desse nutriente no corpo afeta a produção desses neurotransmissores, alterando o humor.
Assim, o melhor é seguir uma dieta que não limite os carboidratos, permitindo saborear um pao de queijo low carb. É preciso comer sem culpa, no entanto, sem exageros.
Melhora a imagem do corpo
Quando se segue uma dieta, o primeiro resultado visto é o emagrecimento e com a perda de peso, a pessoa se aceita melhor. Quando uma pessoa veste uma roupa e percebe que ela estar folgada, isso é como um refrigério para quem estar acima do peso. Por isso, podemos dizer que fazer dieta melhora a imagem do corpo.
Aumenta a disposição
Quando se estar acima do peso, fazer algumas coisas se torna bem complicado, além de ter que lidar com algumas situações muito constrangedoras.
Por isso, fazer dieta aumenta a disposição, porque além do consumo de alguns alimentos importantes para o bem-estar e para dar energia, também tem o fator de que, com o emagrecimento a pessoa ganha mais disposição para fazer uma atividade física e para fazer coisas simples que antes não faziam, como subir uma escada ou amarrar o próprio tênis.
Recupera a autoestima
Quando se estar acima do peso ou quando se tem uma doença relacionada a alimentação, é comum que a pessoa fique frustrada, desanimada e insegura. Mas fazer dieta também ajuda nessa questão.
A pessoa começa a se a perder alguns quilos, passa a ficar animada, a fazer planos, a fazer coisas que antes não fazia e tudo isso contribui para aumentar a autoestima pessoal.
Deixa a saúde restaurada
Esse é um dos maiores benefícios que a dieta pode trazer. Quando a pessoa segue uma dieta equilibrada, ela restaura a sua saúde, deixando a defesa do organismo mais forte e blindada contra doenças.
Deixe um comentário