Como se manter atualizado para se dar bem nos temas do enem

O Enem é uma das avaliações mais importantes que os estudantes têm. E por causa disso, eles ficam apreensivos e querem saber tudo para se dar bem na prova. Já que é a primeira etapa para que muitos consigam entrar em uma Universidade e realizar o sonho do curso superior.

Tanto as Universidades públicas, quanto os programas de bolsas como o Educa mais Brasil precisam da nota do Enem para garantir que o aluno se candidate a essas vaga. E um dos segredos para se dar bem na prova é se manter atualizado, para conseguir fazer uma boa redação e também em outros temas que caem na prova.

Hoje vamos dar algumas dicas de como se manter atualizado para se dar bem no Enem, se você quer saber como, continue lendo!

 

Veja notícias e jornais

Tanto na redação, quanto em algumas questões das provas específicas caem assuntos da atualidade, então até para conseguir interpretar melhor é preciso que você esteja atualizado sobre os temas.

E a melhor forma de fazer isso é por meio das notícias, seja lendo na internet, assistindo jornais, etc. Quanto mais informado sobre o que está acontecendo, mais chances de se dar bem nos assuntos que envolvem atualidades nas provas.

Por isso, principalmente no ano em que você for fazer o Enem, se mantenha o máximo possível atualizado e não apenas das últimas notícias, mas sim de tudo o que foi falado durante o ano inteiro.

Porque no geral são cobrados os principais temas que repercutiram durante o ano.

 

Procure por notícias internacionais também

E não procure ler apenas notícias sobre o Brasil, pois em muitos casos as provas podem cobrar assuntos que estão repercutindo em todo o mundo. Por isso, veja o que está sendo comentado sobre as políticas internacionais. E também procure por notícias sobre o mundo pop, musicas, cinema, arte de modo geral e literatura. Pois esses são assuntos que podem cair em algumas questões da prova do Enem.

 

Leia muito

A leitura não só ajuda você a interpretar melhor os textos, como é uma maneira de se manter informado. Então leia tudo o que você conseguir, e procure saber quais foram os temas cobrados nas últimas edições do Enem. Assim você consegue também direcionar para saber o que poderá cair na prova no ano que você for fazer.

Já que os temas não costumam se repetir em curtos períodos de tempo.

 

Fique de olho nas teorias sobre a prova

É muito comum que alguns professores e até mesmo alunos mais atentos deduzem o tema do Enem antes do dia da prova. Isso acontece com base nas provas anteriores, no que está acontecendo no Brasil e no mundo atualmente e nas notícias que saem sobre a avaliação.

Por isso, fique atento as teorias e suposições de temas que acabam saindo ao longo do ano, mesmo que elas não se confirmem, você estará preparado para caso seja verdade.

O maior segredo é estudar sobre tudo e procurar por ajuda para entender como os temas são escolhidos. Se você já faz isso suas chances são boas de tirar notas altas no Enem e ainda garantir vagas em Universidade Públicas ou bolsas do Educa Mais.

Se você sabe outros métodos para se manter atualizado, nos conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *