Como conciliar faculdade com trabalho

Estudar é fundamental para conseguir ter conhecimentos e seguir uma carreira. No entanto, nem sempre é possível conseguir apenas estudar. É muito comum que jovens e adultos precisem trabalhar enquanto estudam e por isso, saber como conciliar faculdade com trabalho é fundamental.

Não sabe como conciliar os estudos com o trabalho? Então esse artigo é para você, continue conosco e confira algumas ótimas dicas a seguir!

 

5 dicas de como conciliar faculdade com trabalho

Se você está pensando em fazer uma faculdade, mas está sem dinheiro para pagar as mensalidades, uma ótima opção é você tentar ganhar bolsas de estudo, como por exemplo, as bolsas do Educa Mais Brasil, assim poderá conseguir ótimos descontos e conseguirá pagar suas mensalidades com facilidade conseguindo conciliar os estudos com um trabalho.

Trabalhar e estudar não é uma tarefa fácil e requer muita disciplina, por isso a seguir eu separei algumas ótimas dicas que podem te ajudar. Confira!

 

Dê preferência aos estágios

Existem muitas empresas que possuem a opção do aluno fazer um estágio remunerado, assim ele irá trabalhar de 4 a 6 horas por dia para conseguir ter tempo para estudar e fazer as atividades da faculdade. Além do mais, ele ainda irá aprender na prática o que vê na faculdade, o que irá aumentar seu conhecimento.

No entanto, os estágios nem sempre costumam ter uma remuneração muito alta, por isso eles são uma excelente opção para quem possui bolsas de estudos como o Educa Mais ou o Prouni, pois assim a pessoa não irá precisar pagar toda a mensalidade do curso e conseguirá pagá-la com o que receber.

 

Coloque prioridades

Nem sempre é possível fazer tudo, por isso você deve colocar algumas prioridades. Estabeleça semanalmente quais são as suas prioridades naquela semana e deixe as demais atividades em segundo plano, assim você não terá tanta dificuldade na hora de gerir o seu tempo.

 

Tenha uma agenda

Ter uma agenda com todas as atividades que você precisa fazer na semana também é fundamental para que você não se confunda nem perca compromissos importantes do trabalho ou da faculdade.

O ideal é sempre anotar o que precisa fazer e a hora. Lembre-se de deixar as anotações em um local bem visível.

 

Tenha momentos de lazer

Também é importante que você se divirta, pois se focar apenas no trabalho e nos estudos e se esquecer de sua vida social, você começará a se sentir estressada e não conseguirá manter sua saúde emocional.

 

Faça adaptações

Você deve fazer adaptações na sua agenda sempre que for necessário a fim de fazer com que tudo se encaixe perfeitamente em sua rotina. Planeje o seu tempo e abra mão do que não dá para fazer no momento.

 

Como conseguir bolsas de estudos?

Agora que você já sabe como conciliar faculdade com trabalho, saiba que existem algumas ótimas opções de bolsas de estudos para que você possa estudar com ótimos descontos na mensalidade ou até mesmo com a isenção delas.

Algumas ótimas bolsas de estudos que você poderá tentar são:

  • Prouni
  • Educa Mais Brasil
  • Bolsas da própria instituição

Ao conseguir uma dessas bolsas você poderá optar por trabalhar menos horas, assim conseguirá se manter e será mais fácil conciliar o trabalho e os estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *