5 provas de esportes que exige o uso de capacete

Quem pratica algum tipo de esporte sabe que é necessário usar todos os equipamentos de proteção, especialmente se o esporte oferece risco de lesão na região da cabeça.

Para evitar um possível traumatismo craniano no caso de queda, é necessário utilizar o capacete. Entre tantos equipamentos de proteção individual (EPI) vamos nos concentrar apenas no capacete.

A maioria dos acidentes sofridos por praticantes de esportes radicais, têm suas lesões localizadas na região da cabeça. A não utilização desse equipamento pode colocar a vida do esportista em perigo.

Sendo assim, observe agora algumas das provas praticadas em alguns esportes que são necessários a utilização desse equipamento.

Prova de mountain bike

Quem pratica a prova de ciclismo de montanha ou mountain bike precisa usar capacete sempre. A utilização desse equipamento nessas provas vai proteger a região da cabeça de possíveis impactos, seja por queda ou por outro motivo.

Existem diversos tipos de capacetes que protegem a cabeça do ciclista como, por exemplo, o capacete asw.

São acessórios que protegem a cabeça por completo em provas em que o ciclista emprega uma grande velocidade em diferentes tipos de terrenos. Alguns possuem viseiras e outros possuem uma boa entrada de ventilação.

Prova de skate street

Essa é outra prova que precisa de modo obrigatório do capacete. A prova do skate street geralmente é realizada na área urbana utilizando obstáculos para que seja feita várias manobras durante a prova.

Entre os obstáculos usados estão corrimãos, escadas, bancos de cimento, entre outros. No que diz respeito ao skate, esse é o tipo mais praticado no mundo. Na prova, é simulado alguns obstáculos que são achados no meio urbano, porém, tudo ocorre numa pista de skate apropriada.  

Por isso a necessidade do capacete, já que a prática é bem arriscada e oferece risco de lesões na cabeça em caso de queda.

Prova de canoagem

A prova de canoagem realizada em rios agitados também precisa da utilização de capacetes, além de outros equipamentos de proteção como coletes e remos adequados. Esse esporte náutico como qualquer outro traz alguns riscos.

No caso da prática desse esporte em rios agitados, o risco é uma colisão do esportista com pedras encontradas nesse ambiente, além do afogamento é claro. Por isso, esse é um acessório muito usado e indispensável para quem pratica tal esporte.

A prova de canoagem pode ser realizada em diferentes lugares, uma vez que existem diversos tipos de canoagem, entre eles, a canoagem oceânica. Em algumas modalidades não é obrigatório a utilização de capacete.

Prova de patinação de velocidade

Na prova de patinação de velocidade são utilizados alguns equipamentos de proteção como luvas, joelheiras e principalmente o capacete. Ele é o acessório responsável por evitar algum trauma na região da cabeça em caso de colisão ou quedas.

Geralmente esses capacetes são produzidos em policarbonato na área externa e com espuma expansível na área interna. Esses equipamentos podem são fáceis de ser encontrados.

Prova de rapel

Na prova de rapel também se usa o capacete, para evitar que o esportista machuque a cabeça em casos de escorregões. Além disso, nesse ambiente é comum que algumas pedras se soltem, podendo atingir a cabeça.

Por este motivo, o uso de capacete é indispensável nesse esporte. Porém, é importante não utilizar para proteger a cabeça, capacetes que são usados em provas de skate. O capacete que deve ser usado é aquele específico para este tipo de esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *